Quem somos?

Minha foto
Ribeirão Preto, SP, Brazil
Casamentos estão em alta, sabia?! Você procura uma cara metade pra se casar? Ajudaremos encontrar. Mulheres querem se casar, mas faltam noivos... Então, resolvemos atacar de CUPIDOS. Tá a fim? Que fique bem claro: este não é um site comum de relacionamento. É um meio sério, gratuito e bem intencionado, sigiloso, com a finalidade exclusiva de fazer com que as pessoas bem intencionadas se encontrem, se amem, se casem e sejam felizes!!! Siga o seu coração... A sorte está lançada! Escreva prá nós - precisocasar@yahoo.com.br

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mito ou verdade: Cerveja dá barriga?

Por Cristina Almeida
Especial para o UOL Ciência e Saúde

Quando alguém se lamenta do aumento excessivo da circunferência de sua cintura, a culpa é sempre da famosa cervejinha. Mas alguns especialistas entendem que a cerveja não é tão vilã como se pensa, e entre as bebidas alcoólicas é a que menos contém calorias (cerca de 140 kcal/lata).

Especialista diz que a cerveja pode reduzir a vontade de comer doce, mas, quando consumida em excesso, pode levar à obesidade e à tão temida barriguinha.
Um dos médicos que defendem a tese é o francês Gérard Mégret, autor do livro "Fausses idees et vraies questions sur votre santé" (Falsas idéias e questões verdadeiras sobre a sua saúde", Solar Éditeur, sem tradução para o português). Ele diz que a cerveja não engorda e quem a consome com moderação (duas doses ao dia), tende a beliscar menos entre as refeições, e sente menos necessidade de ingerir doces. Segundo o especialista, os japoneses consomem mais cerveja que os alemães e são prevalentemente mais magros.

Apesar dessas afirmações, o médico adverte que se a bebida for consumida em excesso pode causar obesidade. E esta é também a opinião da nutróloga Jane Corona: "a cerveja, assim como toda bebida alcoólica, eleva os níveis de triglicerídeos no sangue, e isso favorece o aparecimento da gordura visceral, isto é, aumenta a barriga".

Além disso, completa Silvia Cozzolino, professora de Nutrição Humana Aplicada da Univerdidade de São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), "os grandes bebedores de cerveja não dispensam salgadinhos e outros tira-gostos, normalmente muito calóricos". A conclusão é que o consumo excessivo de calorias, somado à falta de atividade física, é o que gera sobrepeso e obesidade, e não a cerveja em si.


Um comentário:

  1. Muito boa essa pauta Denise, principalmente em época de férias em que as pessoas abusam. A dica é: não abusar. Buscar sempre o equilíbrio.

    Bethania

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!